04 novembro 2009

Introduzir o Dadá

A concepção do absurdo, para além dos preceitos da antiguidade, surgiu com maior veemência a partir de um contexto no qual os homens, ambiciosamente, no punho levavam as armas e na cabeça a desrazão. As guerras em si mesmas eram o verdadeiro absurdo da humanidade, a fé perdera o seu propósito. Percebe-se que a idéia do absurdo é potencializada após os conflitos mundiais.

O Absurdo, assim como o Dadaísmo, promoveu a revolução na linguagem e na ideologia da sociedade, obtendo muitas críticas de um público que, apesar de proletário, consumia o idealismo burguês da época.


Dadaísmo

O dadaísmo possui um forte caráter anti-racional e surgiu na Europa após a Primeira Guerra Mundial, em 1916. Tinha o objetivo de destruir os valores culturais do ocidente na época. Foi um movimento assumidamente contrário à guerra, e o termo em si não possui um significado, pois adere ao ilógico e absurdo. Paradoxalmente, o movimento tinha a sua lógica em persistir, e o intuito era chocar e escandalizar com a falta de sentido.

Um dos fundadores do movimento foi o romeno Tristan Tzara.


Eu estou só

Eu falo de quem fala de quem fala que estou só
Eu sou apenas um pequeno ruído eu tenho vários em mim
Um ruído amassado gelado na intersecção das ruas
despejado no pavimento húmido aos pés dos homens
precipitados correndo com as suas mortes
À volta da morte que estende os seus braços
Sobre o relógio sozinho respirando ao sol.

(Tristan Tzara, in L'Homme approximatif)


Via

qual é este caminho que nos separa
através do qual eu retenho a mão do pensamento
uma flor está escrita ao final de cada dedo
e o final do caminho é uma flor que caminha contigo.

(Tristan Tzara)



Muitas pessoas não entendem a definição de “dadaísmo”, ou “dadá”, mas a realidade é que o termo em si significa nada. Nada mesmo. Ou, para quem preferir, dadá significa "cavalo de brinquedo", em francês.

Jovens europeus criaram um movimento de negação dos valores que eram tradicionais. Pode-se dizer isto porque a Europa estava em estado caótico e nada podia resolver a situação, as pessoas estavam decepcionadas. As características do dadaísmo são: crítica à sociedade, à política; o pessimismo exacerbado, utilizando excessivamente do absurdo.

Daí em diante, muitos aderiram ao dadaísmo, como por exemplo Duchamp, Hugo Ball, o famoso alemão Richard Hülsembeck, entre outros. Infelizmente este movimento durou pouco, até porque em 1923, devido à desavenças, o dadaísmo começa a se fragmentar e surge o surrealismo, que é outra história...




Nenhum comentário: