08 novembro 2009

Teatro do Absurdo (em Beckett)

O Teatro do Absurdo nasceu do Surrealismo, que foi um movimento de vanguarda "filho" do Dadá. Por isso houve uma postagem anterior a esta, só para clarear. O termo "Teatro do Absurdo" possui um drama existencial, e tenta retratar de forma inusitada a realidade na qual a sociedade está submergida, apontando os preceitos e valores morais da mesma como principal motor da crise social. Os diálogos e o enredo focam no ilógico e na condição impotente do humano.

O criador do termo foi o crítico austríaco Martin Esslin que publicou um livro com o título "Teatro do Absurdo" para citar dramaturgos que fossem diferentes no tratamento incomum da realidade.

Um dos autores mais relevantes do Teatro do Absurdo foi Samuel Beckett, autor do famoso Esperando Godot, em que dois amigos esperam por uma presença que nunca chega, num ambiente inóspito, onde tudo se repete viciosamente, demonstrando a impotência das personagens. Outra peça importante é Fim de Partida, na qual ocorre um diálogo entre um homem cego e decrépito com o seu serviçal coxo e ocasionalmente aparecem os pais do primeiro, que vivem em latas de lixo. As quatro personagens dividem um abrigo, isolados.

Nenhum comentário: